Câncer de Pênis

O câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. Está relacionado às baixas condições socioeconômicas e de instrução, à má higiene íntima e a homens que não se submeteram à circuncisão (remoção do prepúcio, pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis).

O estreitamento do prepúcio é um fator de predisposição ao câncer peniano. Estudos científicos também sugerem a associação entre infecção pelo vírus HPV (papilomavírus humano) e o câncer de pênis.

A doença é responsável por cerca de 1.000 amputações por ano no Brasil e ocorre principalmente em homens dentro da faixa etária de vida sexual e economicamente ativa. O custo médio para o tratamento de cada paciente é de cerca de R$ 35 mil. Entretanto, os urologistas costumam dizer que ela pode ser perfeitamente evitável com informação, água e sabão.

No Brasil, esse tipo de tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste, superando até mesmo os casos de câncer de próstata e de bexiga.

Conheça o Programa Nacional de Saúde do Homem

 

Fonte: Secretaria da Saúde - Bahia

Câncer de Mama

A forma mais fácil de prevenir o câncer de mama é a realização do auto-exame das mamas. Ele pode detectar o câncer em seu estágio inicial, quando a possibilidade de cura é grande, o que poderá salvar sua vida.

A época adequada para a realização do auto-exame se dá uma semana após o início da sua menstruação.

Realize o auto-exame de acordo com as explicações abaixo:

Em frente ao espelho, procurando modificações no formato das mamas.

Procure inchaço, depressão da pele ou alteração no mamilo de cada mama, em frente ao espelho, inicialmente com os braços caídos ao lado do corpo e posteriormente com os braços para o alto, acima de sua cabeça. Poucas mulheres apresentam mamas exatamente iguais.

No banho, procurando nódulos.

Examine suas mamas durante o banho, pois elas deslizam mais facilmente sobre a pele molhada ou ensaboada. Com seus dedos esticados, pressione suavemente toda a superfície da mama, procurando alguma saliência, caroço ou espessamento. Utilize a mão direita para examinar a mama esquerda e a mão esquerda para a direita.

Deitada, procurando nódulos.

Coloque a mão direita atrás de sua cabeça e, com a mão esquerda e os dedos indicador e médio esticados, pressione suavemente a mama direita, com movimentos circulares, na periferia da mama e terminando no mamilo, conforme desenho explicativo. Posteriormente, utilize o mesmo procedimento para examinar a mama esquerda.

Procurando secreção do mamilo.

Aperte suavemente o mamilo de cada mama, com os dedos polegar e indicador. O aparecimento de secreção abundante ou sanguinolenta deverá ser relatado imediatamente ao seu médico.

Ao notar o aparecimento de qualquer um dos sinais abaixo, procure o médico:

  • Presença de nódulos na mama;

  • Deformação ou alteração no contorno natural da mama;

  • Retração ou desvio do mamilo;

  • Saliência ou reentrância da pele da mama;

  • Irritação da pele em torno do mamilo ou da aréola;

  • Pedra de sangue ou líquido escuro pelo mamilo;

  • Caroço duro na axila.

     

 

Fonte: Secretaria da Saúde - Bahia