Herpes Labial

O que é?

Herpes labial é causada pelo vírus HSV-1. O outro tipo de vírus da herpes, HSV-2, causa herpes genital. Pessoas com herpes labial apresentam feridas e bolhas nos lábios. Herpes labial é uma infecção viral que pode ser contagiosa quando os sintomas estão presentes. 

Uma vez infectado, o organismo nunca é capaz de eliminar completamente o vírus da herpes. Porém, as deflagrações dos sintomas costuma com o tempo diminuir de freqüência e intensidade. Estima-se que herpes afete 1 em cada 3 americanos.

Como se adquire?

A herpes é liberada a partir das feridas que causa, porém também pode ser espalhada quando a pessoa infectada está sem feridas. Uma pessoa pode contrair herpes labial (HSV-1) com o contato com a saliva de alguém contaminado. 

O que se sente?

Muitas pessoas com herpes não sabem que têm a doença. Porém, algumas pessoas experimentam a primeira deflagração de feridas em duas semanas após a contaminação pelo vírus. Essas feridas geralmente saram dentro de 2 a 4 semanas. Outros sintomas durante o episódio primário podem incluir os parecidos com gripe.

Uma pessoa com herpes labial pode saber que nova erupção de sintomas está prestes a vir com sinais como coceira, queimação e formigamento. Pessoas com herpes lábias geralmente têm 4 ou 5 erupções de sintomas ao ano. Essas erupções de sintomas podem ser engatilhadas por estresse, relação sexual, cafeína, álcool, doenças e menstruação.

Como se previne?

Para a prevenção da herpes labial é aconselhável não compartilhar bebidas ou beijar pessoas com feridas da doença. Também é possível contrair o vírus da herpes labial (HSV-1) na área genital em decorrência de sexo oral.

Diagnóstico e teste para herpes labial

A pessoa deve procurar um médico para teste e diagnóstico do herpes. O médico pode passar teste de sangue que indicará a presença ou falta de certos anticorpos que demonstram se a pessoa tem o vírus.

Como tratar e remédio para herpes labial

Remédio antiviral pode tratar herpes labial diminuindo e prevenindo a deflagração dos sintomas. Embora exista tratamento, não há cura para herpes. 

 

Fonte: Copacabana Runners